PanAfro Femadum 2024 reúne arte, cultura e cidadania no Pelourinho

CULTURA SHOW

PanAfro Femadum 2024, realizado pelo Olodum entre os dias 5 e 8 de dezembro, no Pelourinho, trará uma programação rica e diversa, unindo arte, música, debates literários e ações cidadãs. O festival conta com patrocínio do Atacadão, do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet, e da Bahiagás.

A abertura acontece no dia 5 com a grafitagem do mascote do festival por Fael Primeiroacompanhada pela percussão do Olodum, guiando o público pelas ruas do Pelourinho. Na Casa do Olodum, a solenidade de abertura incluiu uma apresentação da programação, exibição de vídeos e um coffee break.

Oficinas de percussão, dança afro e turbantes acontecem ao longo do dia, explorando aspectos culturais do samba-reggae e das tradições afro-brasileiras em locais como o Largo Tereza Batista e o Espaço Negra JhôÀ noite, o Museu Eugênio Teixeira Leal será palco da exibição do documentário Minha Avó Era Palhaço, seguido de uma roda de conversa sobre a história da primeira palhaça negra do Brasil, com a presença de Mariana Gabriel, Ana Minehira e Daise Gabriel.

No dia 6, as ações de cidadania ganham destaque com o atendimento oftalmológico gratuito para estudantes da escola em parceria com a OneSight, no Centro Digital da Memória Olodum. A literatura também será celebrada com o evento Encontro de Literatas, no espaço Preto Fala de Amor, no local recital de poesias, bate-papos com escritores independentes, exposição de livros e apresentações musicais.

Além disso, o cortejo Batuque Obirim – Mulheres de Tambor reunirá grupos como Didá, Filhas de Gandhy e Mulheres do Olodum, culminando em um encontro no Cruzeiro de São Francisco. À noite, os lançamentos dos livros A Pequena Milionária, de Jullie Dutra, e Pedagogia Olodum – Epistemologia do Samba-reggae, de Mara Felipe, serão acompanhados por um bate-papo com os autores e João Jorge, presidente da Fundação Cultural Palmares.

No sábado, 7 de dezembro, além de mais ações de cidadania, o espaço infantil será valorizado com contação de histórias e brincadeiras. O Largo do Pelourinho se transformará em palco para apresentações da Banda Olodum Mirim, Negra Li e Banda Show Olodum. O dia incluirá a final do Festival de Músicas do Olodum, com participações especiais de artistas convidados.

O encerramento no dia 8 contará com apresentações de Afrocidade e outros artistas no Largo do Pelourinho, além de homenagens e premiações para os vencedores do Festival de Músicas.

PanAfro Femadum reafirma o compromisso do Olodum com a valorização da cultura afro-brasileira, promovendo diálogo, arte e cidadania ao longo de quatro dias de programação intensa e enriquecedora.

Agenda Cultural
O que: PanAfro Femadum 2024
Quando: 5 a 8 de dezembro de 2024
Onde: Pelourinho, Salvador
Organização: Olodum
Aberto ao Público 

Redes Sociais
Site: https://olodum.com.br/Instagram: https://www.instagram.com/olodum_oficial/?hl=en 
Facebook: https://www.facebook.com/olodum.oficial/
Twitter: https://twitter.com/olodum?lang=en
YouTube: www.youtube.com/tvolodum

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *