O Terreiro de Poesia é o momento dentro da FLIPELÔ onde a poesia é soberana. O Café Teatro Zélia Gattai, na Fundação Casa de Jorge Amado, vira o lugar mais poético do mundo, com poetas de vários estados brasileiros a disparar poesia para todos os lados. E nesta edição há convidados que chegam do outro lado do planeta: Shelly Bhoil, da Índia e Tenzin Tsundue, do Tibete.
Terreiro de Poesia é considerado a “elevação da palavra poética na festa literária”, diz o poeta, jornalista e produtor cultural, José Inácio Vieira de Melo, curador do espaço. “É o grande espírito da Flipelô. É a presença dos poetas exibindo suas criações. É um processo de espetacularização da poesia em si, sendo ela dita, recitada, lida ou cantada da melhor maneira que os poetas acharem melhor”, afirma ele que considera o Terreiro da Poesia “uma criação transbordante dentro da Fundação Casa de Jorge Amado”.
Pois, buscando falar a linguagem da poesia, o Terreiro da Poesia é o momento da palavra poética se esparramar, se espraiar pela Festa Literária e isso acontece de 08 a 10 de agosto, a partir das 18h, no Café Zelia Gattai, quando a cada dia seis poetas e poetizas, divididos em duas sessões, apresentarão a sua arte. Confira a programação:
TERREIRO DE POESIA – Café Teatro Zélia Gatai – Fundação Casa de Jorge Amado
Curadoria, coordenação e apresentação de José Inácio Vieira de Melo
08/08
18h
Denisson Palumbo (BA)
Gisele Giandoni Wolkoff (SP)
Marcela Giannini (RJ)
19h
Dejanira Rainha (BA)
Douglas de Almeida (BA)
Shelly Bhoil (Índia)
09/08
18h
Ísis Florescer (AL)
Sady Bianchin (RJ)
Tiago Poeta (BA)
19h
Antonio Barreto (BA)
Celdo Braga (AM)
Renata Lima (BA)
10/08
18h
Cícero Manoel (AL)
Fabiana Moura (BA)
Lita Passos (BA)
19h
Elizeu Moreira Paranaguá (BA)
Joãozinho Gomes (AP)
Tenzin Tsundue (Tibete)Roda de conversa tem inspiração em disco de Raul Seixas e filme ganhador do Oscar
Os poetas internacionais:
Shelley Bhoil nasceu em Dharamsala na Índia (IN), mas atualmente reside em São Paulo. Poeta, editora e doutora em Estudos Literários (Literatura Tibetana) e autora dos livros de poesia “An ember from her pyre” (Writers Workshop, India, 2016), “Poemas em construcción” (Alto del Nudo, Colômbia, 2023), e “Preposição de entendimento” (Urutau, Brasil,2023). É editora de duas coleções de ensaios acadêmicos “Subjetividades tibetanas em um palco global” (2018) e “Novas narrativas do Tibete em exílio” (2020, Lexington Books,Estados Unidos); e organizadora de “Testemunho poético dos tibetanos no exílio” (Universidade de São Paulo, 2021).
Tenzin Tsundue nasceu e foicriado na Índia. Escritor e ativista tibetano, estudou Literatura e Filosofia na Universidade de Madras e em Mumbai. Premiado, publicou cinco livros e foi traduzido para 16 idiomas. Sua escrita inspirou filmes, peças de teatro e livros. Alguns deles foram estão sendo ensinados como parte do currículo em universidades na Índia e no exterior. Suas ações de protesto não violentos pela causa do Tibete o levaram à prisão 16 vezes, incluindo a de Lhasa, no Tibete. Ele mora em Dharamshala, na Índia.
A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024, acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador. Com uma programação 100% gratuita, a FLIPELÔ 2024 é apresentada pela Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio da CCR (por meio do Instituto CCR), SICOOB e Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.