Câncer Colorretal: Preta Gil revelou sintomas antes de diagnostico

relembre os sintomas que Preta Gil teve antes do diagnóstico

NOTÍCIAS

Um ano após a morte de Preta Gil, a trajetória da cantora voltou a ganhar destaque com a exibição do documentário “Preta – Eu Não Ando Só”, exibido pela TV Globo nesta segunda-feira (20). A produção relembrou a luta da artista contra o câncer colorretal e também reforçou a importância do diagnóstico precoce da doença.

Desde que tornou público o tratamento, Preta fez questão de usar sua experiência para conscientizar a população sobre os sinais de alerta do câncer de intestino. Em entrevista ao programa Mais Você, em junho de 2023, ela contou quais foram os primeiros sintomas que percebeu antes de receber o diagnóstico.

Segundo a cantora, um dos primeiros sinais foi uma prisão de ventre intensa, que durou cerca de dez dias. Depois, ela passou a notar alterações nas fezes até que apresentou um episódio de sangramento intenso.

“Fui ao banheiro normalmente e, quando fui andar até o banheiro, senti escorrer uma coisa nas minhas pernas. Quando olhei, era sangue. Mas não era pouco sangue, era muito sangue. Comecei a me sentir mal, fiquei tonta, tive um desmaio, me levaram às pressas para o hospital. Os médicos já pediram exames, tomografia, ressonância e, na primeira tomografia, já apareceu o tumor. Ele tinha seis centímetros, era grande”, disse ela.

Na mesma entrevista, Preta reforçou a importância dos exames preventivos, especialmente da colonoscopia, destacando que o procedimento pode identificar e remover pólipos antes que eles evoluam para um câncer.

“Na colonoscopia, você descobre os pólipos… Não espere passar mal, sentir alguma coisa pra fazer. Os pólipos, eles tiram na hora, porque pode virar um câncer. O meu era um pólipo pequeno no meio de uma carne esponjosa. É muito importante a gente fazer colonoscopia”, disse ela.

Fonte