Médicos do NEF são selecionados para programa de aperfeiçoamento em São Paulo

SAÚDE

Os médicos baianos Paulo Vitor Soares, Carolina Ribeiro e Alexandre Amaral, membros do serviço de endometriose do Hospital da Mulher de Salvador e integrantes do Núcleo de Endometriose e Fertilidade (NEF), participaram do PROADI, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A especialização foi pilotada pelo expert em saúde da mulher, Dr. Maurício Abraão, uma das maiores referências em endometriose no país, para aperfeiçoamento e treinamento de centros de referência no tratamento de endometriose no SUS. O programa de aperfeiçoamento foi super disputado e selecionou apenas cinco unidades de referência pelo Brasil. Durante uma semana, os médicos conviveram com as últimas novidades no tratamento da endometriose. Um destaque a mais para a Bahia: a equipe do NEF, além de participar das palestras e ações do programa de aperfeiçoamento, foi a única do país que entrou em campo, nas cirurgias realizadas durante o evento, com a equipe do Dr. Maurício Abraão. “Para nós, é uma satisfação enorme ter participado deste programa de aperfeiçoamento que foi tão seleto e buscado. Com certeza, estamos atentos ao que de mais moderno existe no tratamento da endometriose, e trouxemos para a Bahia todas as novas possibilidades para devolver a qualidade de vida à mulheres que sofrem com a doença”, conta o médico coloproctologista Paulo Vitor Soares.

O programa de aperfeiçoamento ocorreu em um momento ainda mais importante, às vésperas do Março Amarelo, mês internacional de conscientização para a endometriose. A endometriose é uma doença crônica, caracterizada pela presença de tecido endometrial – que reveste a cavidade uterina – fora do órgão e afeta de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Ela não tem cura, mas quanto antes for diagnosticada, pode ser controlada e devolver à paciente, a qualidade de vida.

Como seus sintomas podem se confundir facilmente aos de outras doenças, o diagnóstico tende a demorar em acontecer. Muitas mulheres imaginam que as dores intensas que estão sentindo, são inerentes ao período menstrual e chegam a demorar anos até buscar ajuda especializada. O Núcleo de Endometriose e Fertilidade atua com equipe multidisciplinar, em diversos pontos de Salvador. Para mais informações sobre atendimentos, basta acessar o perfil do grupo no Instagram (@nefbahia).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *