O axé vive um novo momento de conexão com o público e com a própria cidade que ajudou a transformar o gênero em um dos principais símbolos da música brasileira. Em Salvador, músicas, artistas e referências que marcaram diferentes gerações voltam a ocupar espaços, playlists, festas e rodas de conversa, reforçando a força de um movimento que aproxima as pessoas. É nesse cenário que a unidade do Bão Pituba passa a integrar essa manante de valorização do axé.
A proposta ganha forma na próxima quinta-feira, dia 24 de setembro, a partir das 19h, com uma noite dedicada ao repertório do chamado axé das antigas, tendo a Mesa Elétrica porquê atração. Mais do que promover um evento pontual, a iniciativa pretende fazer segmento desse movimento que vem colocando novamente em evidência músicas que atravessaram décadas e permanecem presentes no imaginário afetivo dos baianos através dos músicos Danilo Budega, Peu Roble e Daniel Ramon.
A escolha pelo axé também conversa diretamente com a identidade de Salvador e com a proposta do Bão de ser um espaço de encontro, música e celebração. Ao furar espaço para esse repertório, a vivenda se soma a outros movimentos que ajudam a manter vivas canções que fizeram segmento de carnavais, festas e momentos marcantes da cultura baiana.
A teoria é produzir uma experiência que dialogue tanto com quem viveu a efervescência do axé em seus primeiros anos quanto com uma novidade geração que vem redescobrindo esses clássicos. No repertório, sucessos que ajudaram a edificar a trilha sonora da Bahia prometem transformar a noite em uma espécie de reencontro com diferentes fases do gênero.
Com a iniciativa, o Bão reforça sua intenção de seguir os movimentos culturais da cidade e produzir um envolvente onde gastronomia, música e memória possam se encontrar. O Bão Pituba fica na Rua Guillard Muniz, 564. Mais informações: @baopetiscaria.

