Afro Fashion Day homenageia a África em sua 9ª edição  

CULTURA

Um dos mais representativos eventos de moda do Brasil, considerado a maior passarela preta do país, o Afro Fashion Day (AFD) chega à sua nona edição no próximo 25 novembro, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, com uma programação que inclui a Feira da Sé AfroBiz, interações com o público e o tão esperado desfile, que este ano contará com as presenças especiais em sua passarela, como a cantora Majur, o coreógrafo Zebrinha e a MC Áurea Semiseria.  

Criado para celebrar o mês da Consciência Negra, o Afro Fashion Day busca dar visibilidade para o profissionalismo dos modelos pretos, a cultura afro-brasileira e a criatividade das marcas locais. A entrada é gratuita, com programação acontecendo das 10h às 20h, com desfile previsto para 16h. Quem quiser marcar presença no evento deve ficar atento porque o espaço está sujeito a lotação.  

Criado para celebrar o mês da Consciência Negra, o Afro Fashion Day busca dar visibilidade para o profissionalismo dos modelos pretos, a cultura afro-brasileira e a criatividade das marcas locais. A entrada é gratuita, com programação acontecendo das 10h às 20h, com desfile previsto para 16h. Quem quiser marcar presença no evento deve ficar atento porque o espaço está sujeito a lotação.  

Com uma expectativa de público de 3 mil pessoas, o Afro Fashion Day 2023 terá como tema “Mãe África”, dividido em 3 blocos: Afro Realeza, Afro Etnia e Afrofuturismo. O desfile contará com 75 modelos – sendo 16 escolhidos nas seletivas de bairro – desfilando looks compostos por roupas e acessórios de 43 empresas e designers baianos. Esse ano, o evento conta com a estreia da marca de acessórios Cravo e Canela e os estilistas eleitos no concurso cultural – Christian Jonathas, Deco Sodré e Guilherme Almeida.  

Na passarela, o tema virá através de um show fashion coordenado por Gil Alves, diretor artístico do desfile pelo terceiro ano, responsável por unir os olhares do produtor e estilista Fagner Bispo, curador de moda do evento, do DJ Telefunksoul, que assina a trilha sonora, – ambos estão no AFD desde sua primeira edição. Outro veterano do AFD, Dino Neto assinará a beleza ao lado de Roma Aragão. Juntos, comandarão uma equipe de profissionais formada por cabeleireiros, maquiadores, trancistas e manicures. O projeto arquitetônico será da GMF Arquitetos, de Giuseppe Mazzoni, que mais uma vez deve surpreender o público. 

Looks e marcas 

Para chegar aos 75 looks desse ano, o Afro Fashion Day contou com a criatividade de 45 marcas baianas. A produção das peças foi acompanhada por Fagner Bispo, que dividiu o desfile em três blocos. O criativo, que é estilista, assina algumas roupas que estarão na passarela.   

AFRO REALEZA: Aládio Marques, Balbina, Criollo, Gefferson Vila Nova, Inttui, Jeferson Ribeiro, Lourrani Baas, Mário Farias, MB Conceito, Mônica Anjos, Negrif, Realeza, Regina Navarro BelaOyá, Rey Vilas Boas e Silverino Oju. 

AFRO ETNIA: Abanto, Adriana Meira, Ateliê Casalinda, Crioula, João Damapejú, Katuka Africanidades, Olorum, Sillas Filgueira e Soul Dila. 

AFRO FUTURISMO: Bixa Costura, Black Atitude, Christian Jonathas, Closet, Costa Ribeiro, Deco Sodré, Filipe Dias, Guilherme Almeida, Incid, Jorge Andrade, Kriaçã1, Nós Macramê, Rômulo Salomão e Soudam. 

ACESSÓRIOS: By Aninha, Cravo e Canela, Dih Morais, Kelba Deluxe, Sonbrille, Tábompravocê e Ziê. 

Os looks serão desfilados por modelos de 14 agências da cidade – 40 Graus, Bi Produções, Black Models, Focus Model, Home Model, Jovens Periféricos, Lavicci, Model Club, One Models, PJT Models, Raí Silva, TV Pelourinho, Vinny Vasconcellus e Xtreme Models, além dos 16 vencedores das seletivas públicas, realizadas em três estações de metrô de Salvador, e dos convidados, entre eles Zebrinha. 

“Vamos celebrar novamente as produções baianas, valorizando o trabalho local, e atuar mais uma vez como um bem-sucedido expoente para nossos modelos. A ideia é promover uma experiência através de outras linguagens, além da notícia. O projeto é único e se destaca por reunir diversidade, oportunidade, moda, criatividade, arte, autoestima, pertencimento e empreendedorismo”, afirma Luciana Gomes, gerente Comercial e de Marketing do CORREIO, veículo de comunicação idealizador e realizador do Afro Fashion Day.  

 

“Mais do que um momento de moda, fomentamos diversas oportunidades no âmbito econômico e cultural de Salvador em um mês tão importante para nossa sociedade, que é o da Consciência Negra”, completa Renata Magalhães Correia, acionista e diretora do veículo de comunicação. 

 

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Vult, Bracell e will Bank, apoio do Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons, apoio institucional do Sebrae Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Clube Melissa. 

Para mais informações sobre o projeto, acesse: www.correio24horas.com.br/afrofashionday 

Instagram: @correio24horas e @afrofashionday 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *