Grande show de sambistas: Tião Roble e Pedrão Abib se encontram na Vivenda da Mãe

CULTURA ONDE IR

Ainda sob a vibração da sarau de Iemanjá no Rio Vermelho, Salvador recebe um encontro daqueles que aquecem o coração e fazem o samba pulsar mais possante. No dia 04 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 20h, a Vivenda da Mãe abre espaço para a roda “Samba Nosso de Cada Dia”, reunindo Tião Roble e Pedrão Abib.

Amigos há mais de trinta anos, Tião e Pedrão compartilham trajetórias profundamente ligadas ao samba, à capoeira e às múltiplas expressões das culturas populares brasileira, não unicamente porquê artistas, mas também porquê pesquisadores e guardiões dessas tradições. O reencontro no palco celebra essa afinidade antiga e se materializa numa roda de samba tradicional, enxurro de afeto, ancestralidade e vigor, acompanhada pelo Samba da Democracia, grupo formado por músicos que são referência no samba de Salvador.

Maranhense de Cururupu, radicado em São Paulo desde os anos 1980, Tião Roble é cantor, compositor, percussionista, capoeirista, dançarino e brincante. Com dois álbuns autorais lançados, Quando Dorme Alcântara (2001) e Tião Canta João (2006), oriente último em homenagem a João do Vale, Tião também integrou grupos porquê Mexe com Tudo e Mafuá, além de ser diretor artístico do Grupo Cupuaçu, devotado às danças populares brasileiras. Suas composições já foram gravadas por nomes porquê Cássia Eller e Elza Soares.

Já Pedrão Abib, paulista de Mogi das Cruzes e radicado em Salvador desde o início dos anos 1990, é sambista, compositor, capoeirista, professor da UFBA e cineasta. Com cinco álbuns autorais lançados, Samba de Cafeeiro (2009), Samba de Cafeeiro Vol. 2 (2013), Sarau no Cafeeiro (2015), Esquina a Meu Povo (2016) e Reviravolta (2020), foi fundador do Grupo Cafeeiro e atualmente lidera o Samba da Democracia, um dos coletivos mais atuantes da cena soteropolitana.

Para esse encontro privativo, a formação reúne:

Pedrão Abib (violão 6 cordas), Tião Roble (percussão), Dudu Reis (cavaquinho), Natan Drubi (violão 7 cordas), Leto Oliveira (percussão) e Leandro Tigrão (flauta).

O repertório passeia pelo samba tradicional brasiliano de diferentes épocas, além de composições autorais de Tião e Pedrão, costurando memória, resistência e celebração.

Uma noite para trovar junto, fustigar palma, sorrir e reafirmar o samba porquê patrimônio vivo do nosso cotidiano.

SERVIÇO

Show – Samba Nosso de Cada Dia | Tião Roble & Pedrão Abib

Vivenda da Mãe – Rio Vermelho

04 de fevereiro (quinta-feira)

20h

Couvert: R$ 40