Em comemoração aos seus 40 anos, a Escola Olodum apresenta o espetáculo Os Diamantes da Cidadania. No dia, alunos de percussão, canto, dança e teatro se reuniram para apresentará pela primeira vez um espetáculo musical de rua com acesso por meio de um quilo de alimento não perecível. O evento acontecerá no dia 25 de Outubro, ás 19h, na Praça das Artes, Pelourinho.
O espetáculo visa contar a história da Escola Olodum de maneira leve, interativa e atrativa para o público de todas as idades e também da rede pública de ensino, além do público em geral. Destacando a metodologia utilizada no ambiente educacional, como evidenciar heróis negros, músicas de artistas negro e a valorização da cultura afro brasileira e o principal como a escola transformou vidas por meio da arte, da música e da cultura.
Devido a isso, a importância de trazer à tona a história desse projeto social que foi importante para criação de muitos outros no nosso país e que por vezes os livros oficiais e jornais não contam, mostrando que essa escola é uma escola para vida, molda para além de artistas, moldam cidadãos, que se tornam protagonistas da sua própria jornada, demonstrando para sociedade o que é representatividade. Em Comemoração Aos 40 Anos.
Sob uma nova direção, atualmente composta majoritariamente por mulheres pretas e jovens, A Escola Olodum é um projeto desenvolvido pela Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum que se tornou um espaço real de participação e expressão da comunidade afrodescendente na Bahia e no Brasil.
Constituindo-se numa referência nacional e internacional pela inovação no trabalho com arte, educação e pluralidade cultural. Tornou-se pioneira em educação antirracista no Brasil por utilizar a cultura e a música como agente de transformação e também como recurso para promover a prática dos direitos humanos, da defesa dos interesses da democracia em um processo de inclusão social. Após três décadas o projeto possui o objetivo de valorizar e estimular o potencial de crianças e jovens com faixa etária de 7 a 29 anos.