Quero Ver o Momo homenageia legado e resistência feminina no Carnaval 2025

CULTURA NOTÍCIAS

O Bloco Quero Ver o Momo inicia os preparativos para o Carnaval de 2025 com a definição do tema “O Legado: Empoderamento Feminino no Carnaval”, uma celebração ao protagonismo das mulheres negras na construção do Carnaval de matriz africana em Salvador. O tradicional desfile vai acontecer no domingo de folia momesca, dia 2 de março de 2025, no Circuito Batatinha, no Centro Histórico da capital baiana, prometendo um cortejo emocionante com homenagens às matriarcas da nossa cultura.

Seguindo um calendário repleto de ações socioculturais que antecedem o desfile momesco, o Quero Ver o Momo anuncia a quarta edição do Concurso Realeza Momesca da Melhor Idade. Nesta edição, a corte será composta exclusivamente por mulheres idosas, refletindo a homenagem central do Carnaval 2025. As inscrições para concorrer ao posto de Rainha, Princesa e Miss Simpatia do Bloco Quero Ver o Momo seguem abertas até o dia 24 de janeiro, através do formulário on-line: https://forms.gle/DpJPCQX8z966LhNE7.

Cris Santana, presidente da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e produtora cultural, ressalta a conexão entre o tema do Carnaval 2025 e a marchinha “Respeita as Mina”, vencedora do 1° Concurso de Marchinhas Carnavalescas do bloco. “A marchinha”, uma composição autoral de Marcos Poca Olho e Alexandre Babilônia, venceu o concurso com uma mensagem poderosa que homenageia as mulheres e sua liberdade na folia carnavalesca. Ela fala sobre força, alegria e, principalmente, respeito”, afirma Cris.

A presidente também destaca como essa temática inspirou a configuração inédita da corte momesca, formada exclusivamente por mulheres idosas. “Temos um compromisso com o bem-estar, a cultura e o entretenimento do público da terceira idade. Nossas ações são inclusivas e pensadas para promover alegria, autoestima e sociabilização. Em 2025, queremos valorizar e celebrar nossas mães, tias e avós, figuras tão importantes em nossas vidas e na construção da cultura carnavalesca”, reforça Cris Santana.

O compromisso com a preservação das tradições culturais afro-brasileiras e a inclusão de pessoas idosas em atividades culturais norteiam as ações realizadas anualmente pelo Bloco Quero Ver o Momo, que prepara um verão cheio de folia que conecta gerações e resgata a magia dos antigos carnavais. Acompanhe as atualizações no Instagram @queroveromomo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *