Após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o espetáculo Ânima, terceiro texto teatral da filósofa e escritora Lucia Helena Galvão, estreia pela primeira vez em Salvador. A montagem será apresentada nos dias 31 de julho, 1º, 2 e 3 de agosto, no Teatro SESC Casa do Comércio, com sessões às 20h de quinta a sábado e às 17h no domingo. Com direção de Luiz Antônio Rocha e atuação de Beth Zalcman, a peça repete a parceria consagrada em Helena Blavatsky – A Voz do Silêncio, sucesso de público e crítica.
Ânima parte de uma frase da filósofa Delia Steinberg Guzmán para refletir sobre a força ancestral da mulher ao longo dos séculos. No palco, uma tecelã conduz a narrativa entrelaçando histórias de personagens reais que desafiaram seu tempo. Entre elas, Joana D’Arc, Hipátia de Alexandria, Simone Weil, Marguerite Porete, Helena Blavatsky e Harriet Tubman — pensadoras, místicas, líderes e ativistas que transformaram o mundo com coragem e idealismo.
A atriz Beth Zalcman interpreta todas essas figuras em um monólogo que transita entre diferentes épocas, países e contextos históricos, mas que encontra unidade na alma feminina — a “ânima” — que se move por justiça, sabedoria e liberdade. A encenação aposta na iluminação como elemento dramatúrgico e na palavra como instrumento de revelação e afeto.
A peça é uma ode à resistência, à espiritualidade e à inteligência feminina, exaltando figuras que muitas vezes foram silenciadas ou apagadas da história oficial. “Ânima” apresenta essas mulheres não apenas como biografias inspiradoras, mas como vozes que seguem ecoando nos dias de hoje. Segundo a autora, o espetáculo é também um convite à reflexão sobre o papel das mulheres na construção de um mundo mais ético e compassivo.
Com texto inédito, direção sensível e interpretação premiada, Ânima chega à capital baiana para uma curta temporada e promete emocionar o público com uma experiência cênica profunda e poética. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla e na bilheteria do teatro.
FICHA TÉCNICA:
Argumento e texto original: Lúcia Helena Galvão
Interpretação: Beth Zalcman
Encenação: Luiz Antônio Rocha
Projeto de luz: Ricardo Fujii
Figurino: Thanara Shornadie
Cenário: Luiz Antônio Rocha e Toninho Lobo
Trilha sonora: Beth Zalcman e Luiz Antônio Rocha
Sonoplastia: Anderson de Almeida / TAKE
Preparação corporal: Miriam Weitzman
Visagismo: Neandro
Fotos: Marcelo Estevão – Modus Focus / Flavia Canavarro / Jow Coutinho / Leandro Moraes
Assessoria de Imprensa: Fusko Comunicação: Cris Fusco e Flávia Fusco Comunicação
Mídias sociais:
Gestão e Elaboração leis de incentivo: Lilian maia
Direção de Produção: Luiz Antônio Rocha
Realização: Espaço Cênico, Mímica em Trânsito e Teatro em Conserva
SERVIÇO
ÂNIMA
Teatro SESC Casa do Comércio – Salvador – BA
Datas: 31 de julho, 01, 02 e 03 de agosto de 2025
Horários: Quinta, sexta e sábado às 20h | Domingo às 17h
Ingressos: R$ 130 (inteira) | R$ 65 (meia) – Plateia e Mezanino
Vendas: Sympla e bilheteria do teatro (terça a sábado, das 13h às 19h)
Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos
Direção: Luiz Antônio Rocha | Atuação: Beth Zalcman
Produção local: Carambola Produções
Realização: Espaço Cênico, Mímica em Trânsito e Teatro em Conversa