Dr. Dráuzio Varella vem a Salvador para falar sobre conexão entre saúde e natureza

NOTÍCIAS SAÚDE

O médico e investigador Dr. Dráuzio Varella virá a Salvador no próximo dia 25 de fevereiro, quando participará de um evento para convidados promovido pela JVF Empreendimentos. Dr. Dráuzio vai abordar o tema ‘O Varão e a Natureza: uma relação principal para a saúde do corpo e da mente’. “A vida nos grandes centros e a correria do dia a dia têm distante cada vez mais as pessoas da natureza. Todavia, é ela que nos oferece a núcleo do bem-estar. Buscar formas de manter esse contato pode trazer muitos benefícios para a saúde mental e melhorar a qualidade de vida”, explica Dr. Drauzio. 

A teoria de biofilia se popularizou nos anos 80, quando o biólogo Edward O. Wilson publicou seu livro “Biophilia”, sugerindo que os seres humanos possuem uma premência física, social e emocional do contato com a natureza e outros seres vivos. Desde logo, o concepção evoluiu e ocupou áreas da arquitetura, design, saúde e psicologia ambiental.

Pesquisas da Green Plants for Green Buildings revelam que um envolvente biofílico pode aumentar a produtividade em até 6% e melhorar a sensação de bem-estar em 15%. Outros estudos da Universidade de Exeter demonstram que o contato com a natureza reduz significativamente os riscos de depressão e sofreguidão. Em crianças, mormente com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ambientes com elementos naturais favorecem a atenção e o estágio. Para a terceira idade, a biofilia ajuda a combater a solidão e fortalece vínculos sociais.

A diretora da JVF Empreendimentos, Viviane Fonseca, destaca que o tema reflete a visão da JVF de gerar ambientes que promovem uma convívio harmoniosa com a natureza e seus benefícios. “Nossa missão é contribuir para o bem-estar coletivo, construindo espaços que transformam a vida não somente de quem neles habita, mas de toda a sociedade. Acreditamos em empreendimentos imobiliários responsáveis e sustentáveis, capazes de transformar lares em emoções vivas, que melhoram a qualidade de vida e revitalizam nosso meio envolvente.”

Desde a pandemia, a sociedade intensificou a procura por ambientes saudáveis e restauradores, fortalecendo a taxa da biofilia e consolidando o libido de  mudança na forma porquê as pessoas percebem seus lares e locais de trabalho.  “A biofilia saiu do status de tendência a assumiu o papel de premência humana”, conclui Viviane.

No contexto do mercado imobiliário,  essa tendência também se reflete nas escolhas dos consumidores. Um estudo da Brain Lucidez Estratégica revela que empreendimentos com certificações verdes podem aumentar a percepção de valor em 9 a 12%. Segundo levantamento da ABRAINC (2021), 56% das pessoas estão dispostas a remunerar mais por imóveis sustentáveis. Ainda de convénio com a Brain, empreendimentos com concepção biofílico possuem valor econômico direto, com maior valorização, maior valor percebido, pois promove maior bem-estar, e valor simbólico, por estar associado a um estilo de vida mais ecológico e responsável.