Bahia Origem Week realiza a sua 4ª edição em abril, no Centro de Convenções Salvador

NOTÍCIAS

Uma das maiores e mais consagradas feiras de origem e negócios volta a movimentar o setor produtivo do estado em 2025. Entre os dias 03 e 06 de abril, o Bahia Origem Week chega em Salvador para a sua quarta edição, no Centro de Convenções. O evento, que promove um intercâmbio de atividades, abrigará também o Chocolat Festival e a Expo Pesca Nordeste.

Com entrada gratuita – mediante a entrega de 1Kg de alimento não perecível que será doado para a campanha Bahia Sem Fome – o Origem Week contará com uma programação que envolve formação, arte e cultura e experiências sensoriais e gastronômicas.

Realizar projetos na Bahia é sempre diferente e muito especial. Nesta quarta edição do Origem Week queremos fortalecer ainda mais a economia baiana, seguir no ritmo de desenvolvimento proposto pelo governador Jerônimo e mostrar ao Brasil e aos próprios baianos a riqueza dos produtos e projetos incríveis do nosso estado — muitos ainda a serem descobertos por aqui. O Origem Week é isso: uma celebração da Bahia, feita para os baianos, principalmente“, explica, emocionado, Marco Lessa, idealizador do evento e CEO do Grupo M21.

Além da tradicional degustação de produtos de origem como queijos, vinhos, chocolates, cafés e destilados, estão previstas aulas show com chefs renomados nacionais e internacionais; palestras e workshops; conferências; lançamentos de produtos; oficinas para crianças; shows musicais,  desfiles, e mais.

Entre os chefs confirmados para esta edição estão os brasileiros Carlos Ribeiro, Dani Façanha, Ana Célia, Elíbia Portela, Jônatas Bonfim e Fabrício Lemos. A argentina Mariana Corbetta e o belga Laurent Rezette também integram a grade de profissionais que participarão do Showcooking, que tem a proposta de transformar a cozinha em um espetáculo, repassando as técnicas e sabores da preparação do prato de forma interativa e didática.

Origem Week em números

Durante os quatro dias do evento serão promovidas atividades de intercâmbio entre as mais diversas cadeias produtivas do estado, empresários da capital e outros estados, autoridades públicas, entidades privadas e público em geral. Serão mais de 400 marcas de produtos expostos e comercializados por mais de 200 expositores. A expectativa é que a Feira receba esse ano 30 mil visitantes e movimente mais de R$15 milhões em negócios diretos e indiretos, como explica Marco Lessa.

A expectativa da organização e do governo do estado, parceiro e incentivador do evento, é superar os números do ano passado, tanto em público quanto em volume de negócios. Estamos preparando um evento incrível, que será mais que a celebração da cultura e dos territórios, mas uma excelente oportunidade para gerar mais conexões e impulsionar a economia baiana, em especial para os pequenos.

Chocolat Festival

A programação do Bahia Origem Week recebe o Chocolat Festival, considerado o maior do gênero da América Latina. O evento, que é realizado anualmente em cinco estados brasileiros, no Distrito Federal, e na cidade de Porto, em Portugal, protagoniza o cacau e toda a sua cadeia produtiva, fomentando o desenvolvimento social e econômico da agricultura familiar.

Com 40 edições realizadas, o Chocolat Festival traz para Salvador diversas marcas de chocolates baianas e nacionais, palestrantes e especialistas da área, o Ateliê do Chocolate, com a Chef Taty, a Cozinha Kids, com a Tia Pri, e o Showcooking com a Chef e confeiteira Mariana Corbetta.

Expo Pesca Nordeste

Ainda dentro da programação do Bahia Origem Week, acontece a 3ª edição da Expo Pesca e Aquicultura, um evento que difunde a cultura da pesca no nordeste e reúne pescadores, comunidades, empresas e entusiastas, conectando produtores e empreendedores do setor.

Com uma extensão litorânea de mais de 900 Km, a Bahia detém a segunda maior produção aquícola da região e é um dos maiores exportadores de tilápia do país. A Expo Pesca surge, então, como um motor de crescimento, promovendo soluções e tendências que agregam valor à produção local.

Realização 

O Bahia Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além de ter o apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.

SERVIÇO

Bahia Origem Week – Chocolat Festival – Expo Pesca e Aquicultura

Local: Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio)

Quando: 03 a 06 de abril de 2025

Horário: das 14h às 22h

Entrada: Gratuita, mediante entrega de 1Kg de alimento não perecível para a campanha Bahia Sem Fome

Foto: Alberto Monteiro

SOBRE MARCO LESSA

Marco Lessa é um empreendedor, empresário e visionário que fez do cacau e do chocolate brasileiro sua grande missão. Nascido em Guanambi, no sertão da Bahia, encontrou seu propósito em Ilhéus, onde a memória do aroma do chocolate das moageiras, a experiência na produção da primeira versão da novela Renascer (TV Globo) e o contato com os produtores locais despertaram seu desejo de transformar a realidade do Sul da Bahia por meio da valorização do cacau.

Especialista em eventos e turismo, Marco consolidou sua trajetória ao criar, em 2009, o Chocolat Festival — hoje o maior e mais importante evento de cacau e chocolate do Brasil, com edições internacionais na França e em Portugal. Além disso, criou o Brasil Origem Week, que leva a cultura e produtos brasileiros pelo mundo. Como CEO do Grupo M21, lidera uma organização privada e multiplataforma nos setores de eventos e comunicação, sempre impulsionando a economia criativa, o turismo e o reconhecimento do cacau brasileiro no cenário mundial.

SOBRE O ORIGEM WEEK

O Origem Week é uma feira de negócios que reúne o setor produtivo local, visando melhorar a competitividade e promover comercialmente produtos vinculados às condições e características da sua região. Com práticas sustentáveis, o evento fortalece o capital econômico e social dos estados por onde passa, evidenciando a sua diversidade gastronômica e cultural. Em suas três primeiras edições, na Bahia, já contabilizou mais de 30 mil visitantes, 250 marcas de produtos originais lançados,  cerca de 200 expositores por edição e uma movimentação que passa dos 1 milhão de euros em negócios. Já foram outras três edições internacionais em Porto, Bruxelas e Paris, com enorme sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *