A atividade física, quando praticada de maneira regular, é uma importante aliada para a prevenção de inúmeras doenças, como obesidade e o câncer de mama. O risco de câncer de mama, por exemplo, pode ser reduzido em 40% com atividades físicas regulares e práticas saudáveis, incluindo bons hábitos alimentares. Caminhadas de 30 minutos, três ou quatro vezes por semana, já acabam com a condição de sedentarismo. “A prática de exercícios físicos traz melhorias não somente na saúde, mas na qualidade de vida como um todo. Desde a diminuição de fatores como ansiedade, até melhora nas condições de sono, autoestima e prevenção de doenças.
A atividade física é indispensável para preservar o corpo humano”, explica Nilton Mendes, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness. Ao incluir na rotina um programa de exercícios, a mulher, além da perda de gordura corporal, apresenta redução na pressão arterial e diminuição do colesterol total. Esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças. Exercícios também auxiliam na produção de endorfina, melhorando a autoestima e diminuindo cólicas menstruais.
Outro fator essencial para a qualidade de vida é o consumo de alimentos saudáveis. Um bom hábito alimentar também pode auxiliar a mulher a consumir alimentos adequados para alguns períodos da vida, principalmente para repor a perda de colágeno, a partir dos 30 anos, ou a produção menor de estrogênio a partir dos 40 anos, o que pode levar à perda de massa muscular. No período fértil também há indicação de consumo de alimentos ricos em ferro. “Cuidar da saúde e da alimentação é fundamental para a qualidade de vida da mulher. Por isso, é necessário estabelecer uma rotina mais saudável. São práticas que produzem resultados imediatos e também a longo prazo. Uma atividade simples, desde que regular, já traz efeitos”, salienta o especialista da Rede Alpha Fitness.
—