Cultura e Ancestralidade: 15ª edição do Balaio do NES celebra Iemanjá com cortejo do Nordeste de Amaralina ao Rio Vermelho

CULTURA

No dia 1º de fevereiro, véspera da maior sarau popular dedicada à Rainha do Mar, as ruas do Nordeste de Amaralina ganham o matizado e a batida do Balaio do NES. Em sua 15ª edição, o evento que faz secção do calendário cultural o bairro, reafirma a identidade e a força avito do Nordeste de Amaralina em um cortejo que une fé, arte e resistência.


Realizado pelo portal NORDESTeuSOU, o “arrastão cultural” terá sua concentração na Cozinha Comunitária do Nordeste de Amaralina, localizado no final de risca, e seguirá em direção ao Rio Vermelho, levando um balaio simbólico repleto de homenagens e pedidos.


O trajectória será embalado pelos ritmos de uma orquestra de Afoxé, garantindo a trilha sonora da tradição negra baiana. Avante do cortejo, as baianas da comunidade, figuras centrais da celebração, conduzem o balaio, simbolizando a força das mulheres e a legado cultural do bairro.


“O Balaio do NES não é somente um desfile, é um manifesto de valorização da nossa comunidade. Chegar à 15ª edição mostra a solidez desse movimento que conecta o Nordeste de Amaralina ao coração da sarau do Rio Vermelho”, destaca a organização.


A 15ª edição do Balaio do NES conta com o esteio institucional do Governo do Estado da Bahia, Deputado Federalista Bacelar e Deputado Estadual Rosemberg, além da parceria com a Liga do Carnaval do Nordeste de Amaralina (LCNA) e o Cantinho UBUNTU.

SERVIÇO
• Evento:15ª edição do Balaio do NES (Cortejo Cultural)
• Data: 01 de fevereiro (domingo)
• Onde: Saída da Cozinha Comunitária do Nordeste de Amaralina (Final de Risca) em direção ao Rio Vermelho.
• Horário: a partir das 19h
• Realização: Nordesteusou