Samba, axé e tradição: Tião Roble e Pedrão Abib se encontram na Lar da Mãe

CULTURA SHOW

Ainda sob a vibração da festa de Iemanjá no Rio Vermelho, Salvador recebe um encontro daqueles que aquecem o coração e fazem o samba pulsar mais forte. No dia 04 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 21h, a Casa da Mãe abre espaço para a roda “Samba Nosso de Cada Dia”, reunindo dois grandes mestres da música popular brasileira: Tião Carvalho e Pedrão Abib.

Amigos há mais de trinta anos, Tião e Pedrão compartilham trajetórias profundamente ligadas ao samba, à capoeira e às múltiplas expressões das culturas populares brasileiras, não apenas como artistas, mas também como pesquisadores e guardiões dessas tradições. O reencontro no palco celebra essa afinidade antiga e se materializa numa roda de samba tradicional, cheia de afeto, ancestralidade e vigor, acompanhada pelo Samba da Democracia, grupo formado por músicos que são referência no samba de Salvador.

Maranhense de Cururupu, radicado em São Paulo desde os anos 1980, Tião Carvalho é cantor, compositor, percussionista, capoeirista, dançarino e brincante. Com dois álbuns autorais lançados — Quando Dorme Alcântara (2001) e Tião Canta João (2006), este último em homenagem a João do Vale —, Tião também integrou grupos como Mexe com Tudo e Mafuá, além de ser diretor artístico do Grupo Cupuaçu, dedicado às danças populares brasileiras. Suas composições já foram gravadas por nomes como Cássia Eller e Elza Soares.

Já Pedrão Abib, paulista de Mogi das Cruzes e radicado em Salvador desde o início dos anos 1990, é sambista, compositor, capoeirista, professor da UFBA e cineasta. Com cinco álbuns autorais lançados, Samba de Botequim (2009), Samba de Botequim Vol. 2 (2013), Festa no Botequim (2015), Canto a Meu Povo (2016) e Reviravolta (2020), foi fundador do Grupo Botequim e atualmente lidera o Samba da Democracia, um dos coletivos mais atuantes da cena soteropolitana.

Para esse encontro especial, a formação reúne:

Pedrão Abib (violão 6 cordas), Tião Carvalho (percussão), Dudu Reis (cavaquinho), Natan Drubi (violão 7 cordas), Leto Oliveira (percussão) e Leandro Tigrão (flauta).

O repertório passeia pelo samba tradicional brasileiro de diferentes épocas, além de composições autorais de Tião e Pedrão, costurando memória, resistência e celebração.

Uma noite para cantar junto, bater palma, sorrir e reafirmar o samba como patrimônio vivo do nosso cotidiano.

SERVIÇO

Show – Samba Nosso de Cada Dia | Tião Carvalho & Pedrão Abib

Casa da Mãe – Rio Vermelho

04 de fevereiro (quinta-feira)

21h

Couvert: R$ 40