Movimento por Memorial de Mãe Stella de Oxóssi prepara ato simbólico no dia 2 de maio

CULTURA NOTÍCIAS

Os ativistas Clarindo Silva, Luís Guilherme Tavares, Diego Copque, Fernando Coelho e Ivan de Almeida irão comandar no próximo dia 02 de maio, a partir das 15h, na Ladeira do Ferrão, no Pelourinho, casa onde nasceu Mãe Stella, uma manifestação com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a importância da criação de um memorial dedicado a Mãe Stella.

Reconhecendo a relevância histórica do imóvel e a necessidade de sua preservação, o movimento busca transformar o espaço em um centro de memória e cultura, celebrando a trajetória de Maria Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi, que foi Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá e também a primeira mãe de santo a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia.

Memorial Mãe Stella de Oxóssi: um legado vivo

A preservação da casa onde nasceu Mãe Stella é vista como um gesto fundamental para valorizar a cultura afro-brasileira e para fortalecer o reconhecimento da contribuição histórica de líderes religiosos e intelectuais de matriz africana.

O ato público será um momento de homenagem, reflexão e mobilização, reunindo escritores, jornalistas, religiosos, artistas e a comunidade em geral, em torno da construção coletiva deste sonho: a criação do Memorial Mãe Stella de Oxóssi.

Ato simbólico – 2 de maio, 15h

O encontro acontecerá no dia 2 de maio de 2025, às 15h, data emblemática que marca o nascimento de Mãe Stella, em frente à sua casa natal. Será um espaço para celebrar a memória, reforçar a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural e fortalecer a articulação para as próximas etapas do projeto.

Serviço

O quê: Ato simbólico pelo Memorial Mãe Stella de Oxóssi
Quando: Quinta-feira, 2 de maio de 2025, às 15h
Onde: Ladeira do Ferrão – Centro Histórico de Salvador, BA
Quem organiza: Clarindo Silva, Luís Guilherme Tavares, Diego Copque e Ivan de Almeida
Por quê: Reivindicação da transformação da casa natal de Mãe Stella em memorial histórico e cultural
Quanto: Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Imprensa da Cantina da Lua – Eric Delgoffe e Doris Pinheiro – 71 98896-5016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *